A dupla é formada pelos produtores britânicos Tom Rowlands (1970) e Ed Simons (1971). Os dois se conheceram em 1989 quando cursavam a mesma faculdade de História na Universidade de Manchester. Tom já fazia parte de um grupo de dance music chamado Ariel, quando começou a tocar junto com Ed num clube de Manchester chamado Naked Under Leather, em 1991.
Na época os dois usavam o nome de trabalho The Dust Brothers, em homenagem à uma dupla norte-americana de mesmo nome, mas não acreditavam que o trabalho de fim de semana pudesse se tornar algo mais sério. O primeiro single "Song To The Siren" foi produzido num estúdio caseiro e lançado em edição limitada de apenas 500 cópias. Ao terminarem a faculdade, mudaram-se para Londres, e lançaram os singles "14th Century Sky" e "My Mercury Mouth", chamando atenção na cena de música eletrônica britânica. Passaram a ser muito requisitados para remixar artistas como Primal Scream, The Prodigy e The Charlatans.
Em 1995 foram obrigados a mudar de nome, pois haviam sido descobertos pelos verdadeiros Dust Brothers. Aí a dupla passou a se chamar The Chemical Brothers, mesmo sem serem irmãos de verdade. O primeiro álbum "Exit Planet Dust" foi muito bem recebido pela crítica britânica. Em 1997, veio o álbum "Dig Your Own Hole", que alcançou o status de ouro nos EUA! A dupla ainda lançou um álbum de remixes, "Brothers Gonna Work It Out", e em 1999 o aclamado "Surrender", que conta com hits como "Hey Boy Hey Girl" e "Out Of Control".
Em 2002 a dupla retorna com o álbum "Come With Us", que conta com os hits "It Began In Afrika", "Star Guitar" e "The Test". Apesar de não ser tão bem recebido pela crítica com os anteriores, o álbum alcançou a primeira posição no Reino Unido. Ao longo de suas carreiras, os Chemical Brothers já gravaram parcerias com artistas pop como Noel Gallagher (Oasis), Bernard Summer (New Order), Johnattan Donahue (Mercury Rev), Bobby Gillespie (Primal Scream), Tim Burgees (The Charlatans), e mais recentemente Richard Ashcroft, do The Verve, em "The Test", faixa do single "Come With Us / The Test" e do álbum "Come With Us".



0 comentários:
Postar um comentário