Os ingleses Rollo Armstrong, Sister Bliss e Maxi Jazz formaram o Faithless em 1995.O grupo ainda contava com Jamie Catto e Dave Randall, que mais tarde seguiram carreira solo. Como Rollo nunca gostou de aparecer em público e não toca nos shows da banda, a imagem da banda passou a ser a dupla Sister Bliss e Maxi Jazz.
Rollo, cujo nome verdadeiro é Roland Armstrong, começou a produzir house music no início da década de 90. Seu primeiro single, lançado sob a alcunha de Felix, foi "Don't You Want Me" e vendeu mais de 2,5 milhões de cópias. Rollo também tem uma irmã famosa, a cantora Dido, que fez vocais em várias músicas do Faithless, e que vendeu milhões de cópias de seu primeiro álbum solo, "No Angel", no qual Rollo participou como produtor e compositor. Uma das faixas desse álbum, "Thank You", foi usada como base para a música "Stan", do rapper Eminem. Rollo também é dono do selo Cheeky, que lança os CD's do Faithless e da Dido, dentre outros artistas. Rollo é o produtor e compositor principal da banda.
Maxi Jazz começou a carreira musical em 1984, num grupo de hip-hop chamado The Soul Food Café Sound System. Em 1987, começou a trabalhar como DJ em uma rádio pirata de Londres. Em 1992, Maxi Jazz criou o selo Namu Records, que lançou três EP's de sua banda. O grupo fez turnês pelo mundo todo, também passando pelo Brasil. Maxi Jazz é rapper e compositor da banda.
Sister Bliss, cujo nome verdadeiro é Ayalah Bentovim, é considerada uma das maiores DJ's mulheres do mundo. No início da década de 90 começou a lançar singles como Sister Bliss, e em 1994 começou a produzir remixes junto com Rollo, até que em 1995 o Faithless foi formado. Sister Bliss é responsável pelos teclados e produções adicionais na banda.
O primeiro single da banda foi "Salva Mea", de 1995, mas o primeiro hit nas paradas européias foi "Insomnia", que no entanto não obteve reconhecimento imediato nas paradas britânicas. Em 1997, o single foi relançado, dessa vez tornando-se um hit. Em 1997, a banda lança o primeiro álbum, "Reverence", que resultou em disco de ouro ou platina em vários países, e vendeu quase 2 milhões de cópias no mundo todo, sendo aclamado pela crítica.
No ano seguinte, o segundo álbum "Sunday 8 P.M." ajudou a consolidar de vez a carreira da banda, vendedo quase 1,5 milhões de cópias no mundo todo, e emplacando um mega-hit nas paradas européias: "God Is A DJ". A essa altura o Faithless já tinha se consagrado uma das maiores bandas de dance music da Europa, com 3 milhões de álbuns e 4 milhões de singles vendidos, além de ter lançado dois álbuns de remixes: "Irreverence" e "Sunday 3 A.M.".
Em 2001 "Outrospective", o terceiro álbum da banda, é aclamado pela crítica novamente. Sister Bliss declarou que o álbum marca o auge da criatividade do grupo. Como de costume, o primeiro single torna-se um hit em todas as paradas européias: "We Come 1". O álbum, mais puxado para o progressive house, também traz influências de hip-hop, soul e black music em geral, além do tradicional pop britânico.
Pela primeira vez depois de se tornar famosa, Dido faz uma participação especial no álbum, na faixa "One Step Too Far". O ecleticismo e a inspiração da banda renderam o prêmio de álbum do ano no DanceStar Awards 2002, a maior premiação da dance music mundial.



0 comentários:
Postar um comentário